APRESENTAÇÃO

1/5

I JORNADA DE ESTUDOS BIZANTINOS E MEDIEVO ORIENTAL
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

26 e 27 de agosto de 2019

 

 

APRESENTAÇÃO

A I Jornada de Estudos Bizantinos e Medievo Oriental tem como proposta principal reunir pesquisadores de Bizâncio e do Medievo Oriental para apresentar seus trabalhos e discutir os desafios de se estudar essas temáticas no Brasil. O evento também contará com temas transversais que evidenciam o relacionamento de outras regiões geográficas com o Oriente. Constituindo campos multidisciplinares distintos, essas temáticas situam-se geralmente fora da delimitação dos Estudos Medievais, que abarca tradicionalmente a Idade Média Ocidental. No Brasil, pesquisadores que trabalham com esses temas estão integrados em diferentes núcleos de pesquisas não específicos, e acreditamos ser importante dar o primeiro passo para que futuras atividades em comum sejam pensadas. Assim, um evento dessa natureza contribuirá para o diálogo entre pesquisadores de diferentes níveis, sejam eles doutores, mestres ou pesquisadores em formação.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO

Este evento faz parte de um conjunto de iniciativas do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) cuja proposta é se pensar uma Idade Média expandida, isto é, para além das fronteiras ocidentais, e conectada, considerando especialmente os contatos interculturais no mediterrâneo medieval, o que torna imprescindível o incentivo às pesquisas que giram em torno das outras idades médias, sem as quais nosso conhecimento se torna limitado.

 

LOCAL

O evento ocorrerá na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), localizada na Estrada do Caminho Velho, 333. Jardim Nova Cidade – Guarulhos – SP.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP)

Prof.ª Dr.ª Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)

Prof. Dr. Renato Rodrigues da Silva (UNIFESP)

Dr. Alfredo Bronzato da Costa Cruz (UERJ)

Geraldo Rosolen Junior (UNIFESP)

Guilherme Welte Bernardo (UNIFESP)